Produto adicionado

Ir para o carrinho de compras
Sementes de Melissa / Erva-Cidreira
Miniatura - Sementes de Melissa / Erva-Cidreira Miniatura - Sementes de Melissa / Erva-Cidreira Miniatura - Sementes de Melissa / Erva-Cidreira

Sementes de Melissa / Erva-Cidreira

R$ 3,00 R$ 2,85 (-5%) no Depósito
Disponibilidade:
Imediata

Código: 621

Peso: 0.001kg
Embalagem: 0.1cm x 0.1cm x 0.1cm


  Adicionar aos favoritos

  Adicionar à sua lista de presentes

Pacote com 50 sementes de Melissa (Melissa officinallis) + Manual de cultivo


 Nome: Melissa, Erva-Cidreira

Nome científico: Melissa officinalis

Origem: Centro e Sul da Europa, Oeste e Norte de África.

Família: Lamiaceae

Cilco de vida: Perene

Altura: 80cm

Época de cultivo: todo ano, exceto épocas de geada

Usos: Culinária, chás, farmácia

Cultivo: Vasos ou jardim


Descrição: A melissa (Melissa officinalis) é uma espécie aromática de origem europeia e largo emprego medicinal nos quatro cantos do planeta. Ela se espalhou pelo mundo devido principalmente a suas qualidades funcionais. Suas propriedades fitoterápicas são conhecidas desde a Grécia Antiga, onde era cultivada em praças e jardins privados - entre outras coisas, os gregos atribuíam a ela a capacidade de fortalecer o coração e o cérebro. No Brasil, a melissa é afamada como antiespasmódico e calmante - a infusão do chá de suas folhas ajuda a conciliar o sono, reduzir a ansiedade e a tensão nervosa. No entanto, a população também a usa para aliviar gases, cólicas e enxaquecas. Na culinária, seu sabor é apreciado no preparo de pratos doces, como sorvetes, e de temperos para receitas com aves e frutos do mar.


Por ser usada tanto como alimento quanto produto medicinal, a melissa conta com uma boa demanda no mercado varejista. De porte arbustivo, com altura que pode chegar a 80 centímetros, a melissa possui folhas grandes e ovais, com bordas picotadas, de cor verde intensa na parte superior e verde-claro na inferior. É toda recoberta por uma lanugem, e suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso. A planta exala um perfume cítrico, parecido com o do limão, motivo pelo qual muitas vezes é confundida com ervas distintas. É importante identificá-la corretamente, especialmente quando o objetivo é usá-la como remédio - nunca tome gato por lebre. Com muita frequência, outras espécies vegetais com aparência aproximada e semelhante odor característico são chamadas genericamente de erva-cidreira, nome pelo qual é mais conhecida.


O cultivo de melissa tem bom desenvolvimento em locais com clima temperado e subtropical, porém, a planta não tolera temperaturas muito elevadas nem muito frias. O excesso de sol forte e a falta de água provocam uma aparência de queimado nas bordas das folhas. O florescimento da melissa ocorre no fim do verão, com o aparecimento de flores pequenas nas colorações branca, rosa e amarela.


Produtos relacionados
Garden Mania Sementes e Mudas - CPF: 014.093.120-11 © 2019 Todos os direitos reservados Plataforma E-Com Club