Produto adicionado

Ir para o carrinho de compras

Como plantar cactos e suculentas

Manual de Cultivo: Cactos e Suculentas

Substrato: Escolha uma mistura de terra que apresente boa drenagem. Qualquer mistura de solo padrão para cactos é suficiente, ou você pode fazer sua própria mistura: 1 parte de terra para 2 partes de areia. Evite matéria orgânica. A matéria orgânica, no caso dos cactos e suculentas, vai facilitar o surgimento de doenças por fungos, e o crescimento excessivo de algas na superfície do meio. É melhor utilizar apenas terra com características minerais, com pouca ou nenhuma matéria orgânica.
Esterilize o substrato: Fungos e bactérias podem comprometer a germinação e provocar a morte das mudas sem motivo aparente, principalmente com espécies não nativas do Brasil. Para que isso não ocorra, é recomendado esterilizar o substrato antes da semeadura, pode ser feito de 2 formas: *Forno - Coloque o substrato em um recipiente metálico e deixe no forno por meia hora na temperatura máxima. * Microondas - 90 segundos para cada kg de substrato.
Recipiente: Como sementeira utilize qualquer recipiente disponível: vaso, jardineira, sementeira, embalagens de iogurte ou margarina, etc. O recipiente não deve ser muito grande. No caso de aproveitar copos de iogurte e outros recipientes, lembrar que devem ser feitos muitos furos no fundo, para garantir uma boa drenagem. Além dos furos, uma camada de 1-2 cm de pedrisco fino deve ser adicionada ao fundo do vaso para garantir a drenagem.
Germinação passo a passo:
Materiais necessários: substrato, pedriscos, recipientes e água sanitária.
1. Esterilize o substrato e deixe esfriando.
2. Esterilize os vasos e pedriscos com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para cada 9 partes de água potável). Enxague bem.
3. Coloque no fundo do vaso 1-2cm de pedrisco e preencha com o substrato até 1 cm antes da borda superior. 
4. Molhe os vasos por baixo, mergulhando o fundo em um pote com água até a umidade chegar completamente à superfície. Para deixar a mistura completamente esterilizada, adicione um pouco da água sanitária diluída na água, isso não atrapalha a germinação desde que seja diluída.
5. Coloque com cuidado as sementes sobre a superfície, deixando cerca de 0,5cm entre elas. As sementes de cactos e suculentas requerem luz para germinar e portanto não devem ser enterradas. Toque ligeiramente cada semente para que afunde ligeiramente no substrato, mas ficando ainda exposta à luz (é melhor enterrar de menos do que demais).
6. Cubra o recipiente com plástico filme, ou copo plástico transparente, para ajudar a manter a umidade bem alta e estimular a germinação. É benéfico dar luz as sementes, mas nessa fase evite o sol direto.
7. Organize e etiquete com os dados da espécie/variedade e data de plantio.

8. As sementes de cactos devem germinar de 1 a 3 semanas, mas algumas podem demorar mais tempo. As sementes de suculentas germinam de 10 a 180 dias, dependendo da espécie. Regue uma vez por dia, usando um borrifador.
9. Depois que a maioria das sementes estiver brotando, o copo ou plástico filme pode ser removido e uma fina camada de cascalho pode ser levemente espalhada ao redor da plantinha.
10. Uma vez que as mudas estiverem grandes o suficiente (geralmente depois de 1 ano) elas podem ser transferidos para vasos maiores ou diretamente para o solo.

Bom cultivo!
Garden Mania Sementes e Mudas - CPF: 014.093.120-11 © 2020 Todos os direitos reservados Plataforma E-Com Club