🌸 ENVIAMOS PARA TODO BRASIL 🌸

 

A melhor época para semear cactos é quando a temperatura está acima de 20°C.

 

O substrato para semear cactos deve ser leve, de rápida drenagem e não conter partículas muito grandes para que não impeça as raízes de crescer adequadamente. Você pode usar qualquer substrato comercial pronto para cactos. Nós gostamos de usar o Carolina Soil misturado com 1/3 de areia para filtro de piscina.

 

Você também pode preparar o seu próprio substrato misturando partes iguais de terra preta, fibra/pó de coco e perlita (ou tijolo quebrado). Este último ingrediente é muito importante para os Cactos porque permite uma melhor drenagem do substrato. Se o substrato não tiver uma boa drenagem, há uma chance de que a maioria dos Cactos morra durante a germinação.

 

Caso prepare o seu próprio substrato, esterilize-o antes de semear. Isso pode ser feito no forno, por 30 min na temperatura máxima ou no microondas por 90 segundos para cada kg de substrato. !!Espere esfriar completamente antes de semear!!

 

Como sementeira, use qualquer recipiente com pelo menos 6cm de altura e furos no fundo para drenagem da água. Quanto mais a água drenar, melhor. Um recipiente pode conter várias sementes, não há necessidade de separá-las e também não é recomendado porque os Cactos gostam de ficar próximos uns dos outros.

 

Coloque o substrato preparado no recipiente escolhido, pressione levemente a superfície com uma colher para que o solo se assente. Tenha cuidado para não encher demais o recipiente, deixe uma distância de 2cm do topo.

 

Regue abundantemente o substrato e aguarde para que o excesso de água possa escoar. 

 

Coloque as sementes de cactos na superfície úmida do substrato e pressione levemente com uma colher para que as sementes possam se fixar no solo. Não faça isso com os dedos. Normalmente não é necessário cobrir a semente com outra camada de substrato, exceto quando se trata de sementes maiores.

 

Cubra o recipiente com plástico transparente (ou vidro) para criar uma mini estufa. É importante manter a distância de 2cm entre o substrato e a cobertura plástica.

 

Gotas de água no plástico indicam se a quantidade de umidade é suficiente ou se precisa ser regado. Ao regar, use um borrifador, cuidando para não deslocar as sementes.

 

O recipiente com as sementes deve ser colocado em um local claro, não exposto à luz solar direta. A temperatura necessária para a germinação das sementes deve ser superior a 20°C. Os cactos podem ser cultivados a partir de sementes em qualquer época do ano, desde que lhes seja proporcionado o calor e a umidade acima mencionados e, posteriormente, luz por pelo menos 10 horas por dia. Durante o período de inverno, você pode conseguir isso usando uma fonte de luz artificial própria para cultivo indoor.

 

Dependendo da espécie do cactos, ele começará a germinar em uma semana ou em alguns meses.

 

Até que o processo de germinação comece, você não deve abrir o recipiente. Quando os primeiros cactos começarem a germinar, deixe aos poucos o ar fresco entrar todos os dias, mas não abrindo o recipiente completamente e expondo-o ao clima externo. Você deve abri-lo um pouco, no dia seguinte um pouco mais e assim por diante. Você pode abrir o recipiente completamente quando determinar que seus Cactos são fortes o suficiente. Considera-se que para obter os melhores resultados é necessário mantê-los cobertos e sob forte luz, pelo menos 6 meses.

 

Os cactos jovens não precisam ser separados até que seja absolutamente necessário. Isso significa que eles podem ficar juntos por até dois anos.

 

As plantas que acabaram de passar pelo processo de germinação não são tão sensíveis à água quanto as plantas adultas, então você não deve deixar o substrato secar completamente. É melhor pulverizá-los todos os dias.