Época de semeadura: Você pode semear em qualquer época do ano, desde que a temperatura mínima durante o dia seja de 20°C, à noite a temperatura pode ser mais baixa.

 

Substrato: Escolha uma mistura que seja leve e com rápida drenagem. Qualquer mistura de solo padrão para cactos é suficiente, nós usamos o Carolina Soil, que pode ser puro ou misturado com areia para filtro de piscina. Você também pode fazer sua própria mistura: 1 parte de terra + 1 parte de areia para filtro de piscina (ou média de construção) + 1 parte de turfa ou fibra de coco. Evite partículas muito grossas, a granulometria ideal do substrato é de 1-2mm. Se necessário, você pode peneirar o substrato para eliminar as partículas muito grandes.

 

>>> Caso use areia de construção e/ou terra de jardim, esterilize-os antes de semear. Isso pode ser feito no forno, por 30min na temperatura máxima, ou no micro-ondas por 90seg para cada kg de subsbtrato.

!!!!!! Deixe esfriar completamente antes de semear!!!!!

 

Germinação passo a passo:

 

Encha o recipiente (vaso) com o substrato deixando 2cm de espaço até a borda superior. Regue bastante, até que a água saia pelos furos de drenagem, dê algum tempo para o solo decantar.

 

Espalhe com cuidado as sementes sobre a superfície do substrato, deixando cerca de 0,5cm entre elas. As sementes de suculentas requerem luz para germinar e portanto não devem ser enterradas. Você pode pressionar as sementes ligeiramente, porém tomando cuidado para não enterrá-las.

 

Cubra o vaso com plástico filme para manter a umidade constante. Não abra até que germine. Se houver umidade suficiente, não haverá necessidade de abri-los e regar novamente. Se o solo está secando durante o processo de germinação, volte a umedecê-lo com um borrifador.

 

Mantenha o vaso em local bem iluminado, sem sol direto.

 

As sementes de suculentas devem germinar entre 10 a 30 dias, dependendo da espécie.

 

Até que o processo de germinação comece, você não deve abrir o recipiente. Quando as primeiros sementes começarem a germinar, deixe aos poucos o ar fresco entrar todos os dias, mas não abrindo o recipiente completamente e expondo-o ao clima externo. Você deve abri-lo um pouco, no dia seguinte um pouco mais e assim por diante, durante 1 mês, quando a cobertura plástica pode ser retirada compeltamente.

 

Faça com que as mudas se acostumem com o sol, colocando o vaso diretamente no sol alguns minutos por dia (aumentar o tempo semana a semana).

 

Regue diariamente com o borrifador, sem encharcar. Nunca deixe o substrato secar completamente.

 

Uma vez que as mudas estiverem grandes o suficiente (geralmente depois de 1 ano) elas podem ser transferidos para vasos maiores ou diretamente para o solo. Encha o vaso com o substrato e comece a plantar as mudas como desejar.